Dia nacional da Saúde

Dia nacional da Saúde

A data surgiu para que as pessoas se conscientizem sobre a importância de cuidar da saúde física e mental. A data também é uma homenagem ao médico sanitarista Oswaldo Cruz, nascido em 05 de agosto, de 1872.

O médico, natural de São Luís do Paraitinga, interior de São Paulo, teve importante papel no enfrentamento de epidemias do século XX, com o combate da Febre Amarela, Peste Bubônica e Varíola.

O sanitarista construiu uma carreira na medicina sendo referência internacional quando o assunto é tratamento e prevenção de doenças infecciosas e parasitas. Morreu jovem, aos 44 anos, de problemas renais e complicações respiratórias. Hoje um de seus principais legados é a Fundação Oswaldo Cruz, com mais de 300 pesquisadores, que neste momento estão trabalhando na produção da vacina contra o Corona Vírus.

Conheça a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde, a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina.


Se você quiser pesquisar mais sobre o assunto entre na Biblioteca Virtual Oswaldo Cruz. http://oswaldocruz.fiocruz.br/index.php/acervos