Outubro: Conscientização das Doenças Reumáticas

Outubro: Conscientização das Doenças Reumáticas

Além do mês de outubro ser o mês da conscientização do câncer de mama, outubro é considerado o mês da Conscientização das Doenças Reumáticas, no dia 12 de outubro é o dia mundial de conscientização sobre a Artrite Reumatoide, A Sociedade Brasileira de Reumatologia alerta para os sinais e sintomas das doenças reumáticas, principalmente: Dor persistente e inchaço nas articulações, que podem levar à incapacidade física.

No dia 20 de outubro é celebrado o Dia Mundial de Combate à Osteoporose. A osteoporose é uma doença caracterizada pela perda da massa óssea, que causa porosidade e enfraquecimento do osso que pode levar a fraturas na coluna, quadril, fêmur ou braços. Segundo dados da Fundação Internacional de Osteoporose (IOF), aproximadamente 200 milhões de pessoas ao redor do mundo convivem com a doença, no Brasil 10 milhões. Conforme estimativas do IBGE, serão pelo menos 18 milhões até 2020.

E no dia 30 de outubro, fechamos o mês de Conscientização das doenças Reumáticas com o Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo, que alerta a população sobre tratamentos e prevenção de doenças reumáticas. É importante ressaltar que reumatismo não é uma doença em si, mas sim uma palavra que segmenta um grupo de mais de 100 doenças que acometem o aparelho locomotor.
Aqui na Vale Infusões, temos médicos, e uma equipe especializada para melhor atender pacientes que possuem alguma doença reumática, ou qualquer outro tipo de doença crônica.