Colesterol

Colesterol

Fundamental para o funcionamento do nosso corpo, o colesterol é um tipo de gordura que faz parte da estrutura das células do cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestino e coração. E também muito importante na formação de hormônios como a vitamina D e ácidos biliares, que ajudam na digestão das gorduras de alimentação.

Segundo a nutricionista, Sandra Maria, uma boa alimentação associada a atividades físicas é essencial para melhorar os índices de colesterol. “ As mudanças nos hábitos de vida com a introdução de exercícios físicos, e uma alimentação saudável com menos gordura animal e redução de açucares já é um bom começo”.

Veja algumas dicas da nutricionista para reduzir o colesterol:

  • As fibras auxiliam no peristaltismo intestinal e no sequestro das gorduras. Elas estão presentes nas verduras e frutas principalmente quando ingeridas com casca e bagaço. E se for ingerir frutas sem cascas como; banana, mamão, manga o ideal é acrescentar aveia, mix de farelos, linhaça ou chia.
  • O Omega 3 é um potente anti-inflamatório e modulador do perfil lipídico, pode ser encontrado em peixes de águas profundas como: sardinha, arenque, salmão ou e linhaça.
  • Reduzir a ingestão de açúcares como sucos, refrigerantes e doces. Pois os excessos serão convertidos em triacilglicerídeos.
  • Substitua os alimentos refinados como arroz, farinhas, biscoitos por alimentos integrais.
  • Evite frituras e carnes com excesso de gordura.
  • Inclua na sua alimentação gorduras monoinsaturadas como abacate, açaí, castanhas, nozes.

*Sandra da Silva Maria – Nutricionista – CRN 20 473
A nutricionista Sandra da Silva Maria faz parte do Projeto Institucional Cuide-se.